AS PRAIAS DE PIPA E SEUS ENCANTOS

Um pequeno Tour pelas belas praias que fazem parte do município de Tibau do Sul, dentre elas as que compõem o cenário paradisíaco da Praia de Pipa.

Praia do Amor

A praia do Amor é uma das queridinhas da Praia da Pipa. Lá tem a famosa plaquinha com o nome da Praia que todos tiram foto. O acesso à praia se dá por uma escada feita na própria falésia, bem rústica. Na praia existem várias barracas que oferecem sombrinhas e cadeiras para o turista e cardápios praieiros de comidas e bebidas. A Praia é muito conhecida pelos praticantes do surf por suas boas ondas. Com a maré baixa, mais para o final da praia, formam-se algumas piscinas naturais, ótimas para banho. Também é indicado visitar a biblioteca da praia, aonde pode-se pegar um livro para ler no local, ou pode ser deixado um e levar outro em troca. Nossos passeios de Jeep e Quadriciclo também levam ao mirante do Chapadão com um belo visual da praia do amor.

amor
unnamed (4)

Praia do Centro

A praia do centro é a praia que muitos turistas costumam chamar de Praia de Pipa, mas ela é apenas 01 das praias de Pipa. É a que fica mais próxima da rua principal (Av. Bahia dos Golfinhos), mas não deixa de ter também seus encantos. Uma praia boêmia por ter vários bares e restaurantes na sua orla, alguns com opções de música ao vivo durante a tarde, permitindo ao turista desfrutar da natureza e ter o conforto de um lugar pra comer, beber ou relaxar ouvindo música e curtindo o pôr do sol. Com a maré baixa formam-se belas piscinas naturais de águas quentes, já na maré alta (em frente ao tablado do centro) forma-se uma grande piscina mais funda, igualmente excelente para banho.

Praia Bahia dos Golfinhos

A maravilhosa Bahia dos Golfinhos é uma das nossas queridinhas. Sua particularidade é que para ter acesso a essa praia é possível apenas se a maré estiver baixa, fazendo uma pequena caminhada tranquila da praia do centro até esse local, de +/- 20 minutos. Pois, a parte de cima da falésia é uma reserva de proteção ambiental, por isso sem acesso a praia. Além de paradisíaca é ótima para banho, porém não possui restaurantes, apenas sombrinhas com cadeiras para aluguel e compras de algumas bebidas. No local encontram-se disponíveis kayak e stand up para alugar, podendo assim, desbravar mais do local e quem sabe chegar próximo de algum Golfinho. Simmm! Isso mesmo, no local é possível observar os golfinhos que costumam aparecer aí. Outra opção para ver essa praia maravilhosa é visitar um mirante de tirar o fôlego do Santuário Ecológico. E, claro, pra quem preferir, tem a opção do passeio de Lancha para ver os golfinhos! 

unnamed (1)
unnamed

Praia do Madeiro

De beleza indescritível, a praia do madeiro, assim como a Bahia dos Golfinhos, é um local que abriga uma variedade de fauna e flora, pois, ao mesmo tempo que é lar de golfinhos, tartarugas marinhas e peixes, guarda um pedacinho da Mata Atlântica protegida na parte superior, que pode ser visitada através do Santuário Ecológico de Pipa (que cobra uma entrada simbólica para manutenção, agora em 2019 de R$15). Na praia há estrutura de restaurantes e barracas que oferecem ao turista desfrutar de refeições ao mesmo tempo que aproveitam a praia. Para quem curte emoção, tem kayak e stand up disponíveis nas escolinhas para aluguel, aonde ainda encontram-se instrutores para aulas de surf, já que o local é bem conhecido por uma boa ondulação de ondas compridas, excelentes para iniciar a prática de surf. Para descer a praia existem vários acessos através de escadas, alguns exclusivos de hotéis, outros públicos, das barracas, e um pelo santuário. É possível chegar de carro ou táxi, bem como pegar uma van do centro para o madeiro de valor super acessível (R$3).

Praia de Cacimbinhas

Cacimbinhas é uma praia considerada mais reservada, justamente por possuir poucas barracas/restaurantes em toda sua extensão. É uma ótima opção para quem gosta de fazer caminhadas/corridas em contato com a natureza, principalmente por sua extensa faixa de areia e pouco movimento (sua areia liga-se, com a maré baixa, de um lado à praia do Madeiro e do outro à praia do Giz, em Tibau do Sul). Por conter fortes ondas não é muito recomendada para banho. Porém é uma boa opção para práticas de esportes como Surf e Kite Surf, para esportistas um pouco mais experientes. Ela tem uma particularidade que é o voo duplo de parapente. Na boa temporada de vento (normalmente durante o verão – dez e jan), em cima de suas falésias, os instrutores levam seus clientes para um voo com esse visual incrível.  O acesso se dá por duas escadarias abertas ao público, uma da barraca barravento e outra do hotel Pipa Privillege.

unnamed (2)
unnamed (7)

Praia do Giz

Local paradisíaco e mais deserto, a Praia do Giz é uma ótima opção para quem procura tranquilidade. Uma beleza diferente, com bastante verde, areia mais branca e visuais de pedras, que na maré baixa também formam as piscinas (único momento que fica bom para banho). Se torna mais tranquila por não ser muito frequentada por turistas, bem como, por ter apenas duas opções de restaurante, um é o Ponta do Pirambu (que também um é day use) e um outro que faz parte do Hotel Casa Blanca. Visual inspirador e com cenário fotográfico maravilhoso é uma praia que indicamos conhecer!

Praia de Tibau do Sul

A praia de Tibau do Sul é bem conhecida pelo seu esplendoroso pôr do sol na Lagoa Guaraíras, tido como um dos mais lindos da região. Para nós, um cartão postal da nossa cidade. Mas o que poucos turistas sabem, é que nessa praia encontram-se várias opções de barracas de praia, mais rústicas, porém com variedade de petiscos e refeições. Uma boa pedida para almoçar na praia. Além das barracas (opções para manhã e tarde), existem opções para o fim de tarde. No local tem um restaurante que atende esse horário e pode-se desfrutar do pôr do sol, tem duas opções de creperias maravilhosas e também um sunset lounge super acolhedor que vale à pena conferir. Existe também um passeio de barco gastronômico inesquecível, com comidas e bebidas all inclusive, pelas águas da lagoa e terminando nesse visual top!

unnamed (5)
unnamed (6)

Praia das Minas

Essa praia é bem diferente das demais, sendo bem acessível por não possuir escadas e um pouco próxima ao centro. É localizada após a praia do amor, por trás do Chapadão. Uma praia mais deserta com apenas uma única barraca/restaurante para atender aos turistas. Também é uma praia observada pelo projeto Tamar, por ser local de desova de tartarugas marinhas, por isso é proibido qualquer tipo de veículo andar pela areia (apenas pela rua de barro). Portanto, uma ótima pedida pra caminhada ou corrida. O acesso também pode ser feito com a maré bem baixa caminhando do amor, passando pela praia do moleque e chegando na praia das Minas. Não é muito aconselhada para banho por possuir bastante onda, porém também não é muito utilizada por surfistas. Indicada para apreciar a natureza, desfrutar do restaurante mais exclusivo e para praticar sua caminhada ou yoga.

Praia de Sibaúma

Excelente praia para todas as idades, pois possui uma das melhores piscinas naturais da região, que aparecem de diferentes maneiras dependendo da maré, mas sempre uma ótima pedida para banho. Também é possível na maré cheia fazer uma parada no mirante das tartarugas para tentar observá-las em seu habitat natural. E, ainda possui um lindo cenário do encontro das águas do Rio Catú com o mar, com belezas diferentes dependendo da maré. Aonde na maré baixa pode-se ver um rio com água da cor de coca-cola (porém bem limpa) e na alta a cor esverdeada do mar, igualmente encantador. Além de muito comum presenciar pescadores e também ver o trabalho dos balseiros que fazem a travessia do rio.

unnamed (3)

A Sua Melhor Experiência Começa Aqui

"Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo"
Chris Jones
Travel Blogger

Viva o Melhor de Pipa